quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Planeta Pede Água

A escassez de água tornou-se uma séria ameaça para o planeta nesse século. Por muito tempo acreditou-se que a água doce jamais acabaria. Porém o desperdício, o aumento da população, a poluição e a urbanização sem planejamento, agravaram com o passar dos anos, o problema da falta de água. Apesar de esta ser extremamente importante na vida do homem, dos animais e vegetais, e também no desenvolvimento das atividades econômicas, o desperdício ainda é constante e um enorme obstáculo para a preservação.

Vazamentos, torneiras abertas, banhos muito longos, são provas de que o homem utiliza a água como se fosse inacabável. É preciso ficar claro que ela não vai sumir da face da Terra, mas vale lembrar que sendo usado e reutilizado em vários setores como na indústria, agricultura e consumo humano, chegaremos a um ponto onde não será mais possível o uso deste recurso. Desse modo a flora, a fauna e o próprio ser humano, principal responsável pela degradação do meio ambiente, vão se extinguir.

A poluição dos mananciais se tornou motivo de preocupação para todos os países do mundo, as principais fontes poluidoras dessas águas são: chorume do lixo orgânico; esgotos não tratados; lixo sólido; resíduos agropecuários (agrotóxicos, ração para gado e etc.), resíduos industriais e atividades mineradoras. Esses agentes poluidores são depositados nos rios e mares na maioria das vezes sem o menor tratamento.

Os habitantes das grandes cidades são os mais prejudicados pelo mau uso dos recursos hídricos, porém não quer dizer que nós dos pequenos e médios municípios, estamos isentos do problema. A disseminação de doenças e o racionamento são somente algumas das muitas consequências do descaso das autoridades e da ignorância e falta de consciência da população.

É preciso entender que o nosso planeta não é o mesmo de 30,50 ou 100 anos atrás, não temos os recursos naturais abundantes que tínhamos, e a situação só tende a piorar, nós iremos sofrer com a escassez de água e outros recursos, mas não será nada comparado ao que sofreram as próximas gerações. Cabe a nós escolher como viverão nossos descendentes, são as nossas atitudes que vão fazer o futuro de muitas pessoas. E é totalmente inútil termos a consciência da nossa responsabilidade sobre os problemas ambientais, se não agirmos para tentar revertê-los, chega de somente falar é hora de fazer.

Aluna: Giovanna Olivo – 1º1
Turma do E.M.I

Um comentário:

  1. 1º comentário Ebbbaaaa!!
    Eu acho esplêndido essa iniciativa. Estava muito anciosa para ler a primeira reportagem, e realmente, me surpreendi. Os alunos são muito cultos! Estou publicando o blog da ONG em todas as redes sociais, e até em meu blog.
    Torcendo para que dê certo, Gabriela Amaral (Twin)

    ResponderExcluir